Assédio Moral e o Impacto no Clima Organizacional
- Eduarda Bispo

- 2 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mar. de 2023
Assédio moral se caracteriza como um conjunto de atitudes humilhantes, ofensivas ou constrangedoras que ocorrem no ambiente de trabalho e podem ter consequências psicológicas significativas e um impacto profundo no clima organizacional.

Assédio Moral pode ser definida como uma manifestação que expresse abuso na conduta e exposição de trabalhadores no ambiente de trabalho de tal forma a gerar uma situação humilhante e constrangedora repetidamente por tempo prolongado por comportamentos, palavras, atos ou escritos que possam Proporcionar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física de uma pessoa, vulnerabilizar a estabilidade do emprego ou degradar o ambiente de trabalho.
A partir da compreensão de sua definição é possível identificar o ambiente não desejado para se trabalhar e como o caos e divergência de valores é presente em um ambiente onde a ignorância se torna o regulador do ambiente.
A organização possui um clima consequentes, ou seja, o clima não é o guia e sim o reflexo do guia. Assim como uma consequência depende de um fato gerador, tal é o clima organizacional, e por esta ótica é possível identificar vários impactos:
Um trabalhador vulnerável cercado de pessoas ignorantes: este poderá desencadear uma queda em sua autoestima, em sua entrega não só no trabalho como também na vida, resultará na perda do emprego, falta de condições biopsicossociais para um novo ingresso no mercado de trabalho além de uma regressão no padrão de vida.
A empresa reforça a cultura de depreciação do ser humano e o clima organizacional afeta as o modo de agir dos colaboradores entre sim ele de moldar as relações pessoais de cada um.
Um trabalhador vulnerável com oportunidade de contato com versados: este poderá desencadear sintomas de alcance biopsicossocial, entretanto, as pessoas de seu ambiente lhe poderão lhe proporcionar apoio para a restauração de si ou mesmo direcioná-lo de acordo com os recursos disponíveis como advogados e psicólogos.
A empresa se torna cada vez mais vulnerável, pois a cultura é colocada à prova e o clima organizacional entra em caos através da verbalização aberta das vítimas ainda dentro do sistema, além da negativa fama negativa da empresa que será disseminada no mercado de trabalho e recorrência de despesas com ações judiciais.
Um trabalhador versado: este não aceita a abordagem e assim não se coloca em situação vulnerável para ser afetado e estando em um meio que aceita a cultura que é avessa a valorização da pessoa humana, este alí não permanece.
A empresa possuirá uma grande dificuldade de gerir seu turnover e até mesmo de realizar qualquer ação de manutenção em sua cultura com foco em resultados, visto que “pessoas” está fora de seu radar, além do alto custo que um novo colaborador custará a cada novo processo seletivo.
REFERÊNCIAS
HIRIGOYEN, MF. Assédio Moral – A violência perversa no cotidiano. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2002.
SOLIDES, O que é Turnover: Veja tudo o que você precisa saber sobre esse conceito. 2021. Disponível em: <https://blog.solides.com.br/o-que-significa-turnover/>. Acesso em 03/03/2021.




Comentários